sexta-feira, setembro 21, 2007

Which is The Secret?

Que detesto auto-ajuda e todas as baboseiras parecidas não é novidade pra ninguém. Confesso que já tentei ler Quem mexeu no Meu Queijo e alguns livros do famoso Augusto Cury, mas minha noção do perigo e minha falta de paciência me fizeram parar antes da metade dos mesmos. Graças a Deus!

Agora o novo fenômeno nesse ramo literário (se é que eu posso chamar assim) é The Secret - O Segredo de uma tal Rhonda Byrne. O livro fala basicamente de uma ''lei da atração'', que enuncia: "o mundo é sempre uma projeção da imagem que temos dele; se pensamos de forma negativa e destrutiva em relação a nós mesmos, dificilmente é possível vencer." Resumindo: pense positivo que nada de ruim vai acontecer na sua vida.

Depois dessa revelação, a 'obra' já vendeu milhões de exemplares a um bando de gente que tá com a vida de cabeça pra baixo e acredita mesmo que só pelo pensamento vai mudar tudo. Aham, então a partir de agora vou começar a pensar: ''eu vou ganhar na mega-sena! vou ganhar!'' e não se espantem se daqui a uns tempos eu abandonar esse blog e seguir pra Polinésia Francesa pra curtir meus milhões.

Não caras, eu não acredito mesmo que um livro pode me dizer O segredo da felicidade. Isso é muito pessoal, e não serão umas regrinhas básicas ditas por uma mulher que nem me conhece que determinarão o meu sucesso. E esse é um dos motivos que me fazem detestar auto-ajuda (além da leitura chata e cansativa): ninguém no mundo pode receitar a outra pessoa o que fazer pra ser mais rica, mais feliz, menos aflito e etc. Se deu certo pra ela, ótimo pra mim pode ser diferente.

Então não entendo muito bem o que leva 4 milhões de pessoas (em dois meses só nos EUA) a acreditar que ''minha vida mudou'' depois da leitura. Acho que é porque o desespero tá grande mesmo, em época de mensalão, guerra no Iraque, aquecimento global e crise aérea apela-se pra tudo. Mas acredito também que a venda exorbitante se deve à edição do livro. Poxa, ele é lindo de se ver caras, todo em papel chique e com umas páginas lindas de dar gosto, parece coisa antiga sabe? Pra mim, essa deve ser a única coisa interessante nele.

Ah e vale ressaltar que falo tudo isso sem conhecimento de causa mesmo: não li, não vi o filme e nem pretendo fazê-los. Afinal auto-ajuda é tudo a mesma coisa, ? E meus neurônios merecem coisa mais interessante. Que me perdoem os desesperados, mas eu já tenho o segredo da minha felicidade há muito tempo, e ela não foi encontrada em um livro!

4 comentários:

Anônimo disse...

Ta super comentado esse tal The Secret mesmo, né? Nossa, pra onde a gente olha tem isso!
Tb não li o livro não, mas confesso que estou um tiquinho curiosa de tanto que falam! Mesmo sem ter muuuuita paciência tb pra esse tipo de leitura... hehe

Bjos

O Poeta disse...

Bom, isso é muito relativo; posso quere lhe ajudar, assim como você a mim, mas isso não quer dizer que vai dar certo.


Eu acho que o melhor livro(s) de todos é a blíbia, mas enfim, cada qual acha o que quer. (será?)

Um grande abraço

bjos

Francisco A. Gomes disse...

Uaw... Gostei dos seus comentários acerca dos livros de auto-ajuda. Eu concordo plenamente com você menina... Eu já cheguei a ler uns dois livros de auto, mas foi só por curiosidade mesmo [afinal, aparentemente não custa nada]. Parabéns pelos comentários... Você sabe se expressar demasiadamente bem... Abraço.

Já atualizei meu blog... =]

KarinaK disse...

bem... concordo com a idéia de que cada um sabe como achar a sua felicidade...
entretanto, infelizmente, existem pessoas que acreditam naum serem capazes de fazê-lo (achar a felicidade), estas são quem necessitam de "algum tipo de ajuda"... pode ser num livro, num simples texto de reflexão, etc...
Eu acho que o fundamental é saber respeitar a essas pessoas ("desesperados" na SUA denominação)...
Graças a Deus, tenho personalidade suficiente para não me utilizar dos livros de auto-ajuda, mas tbm naum tenho nada contra os mesmos...
HEHEHEHEHE

SAC

Colaborem, critiquem, chorem, briguem, manguem, só não ofendam!
-----------------------> vidapedemanga@gmail.com <-----------------------