segunda-feira, agosto 27, 2007

Pra que isso?

Eu odeio sociologia. É isso mesmo que você leu: O-D-E-I-O. E gostaria que alguém me explicasse porque diabos eu tenho que pagar além de sociologia, sociologia jurídica. Eu sei que é (ou deve ser) importante estudar os fatos sociais, os atores sociais, a dominação simbólica do direito e todas essas baboseiras afim de que possamos entender o sistema em que estamos inseridos. Mas tudo isso não poderia acontecer de uma forma mais simples não?

A começar pela linguagem. Putz, precisa usar um monte de palavras difíceis? Eu poderia muito bem enteder todas essas análises que vocês sociólogos fazem, se me me fossem explicadas de maneira clara e, principalmente, prática. E ainda tem gente que reclama da linguagem jurídica. É muito mais fácil entender a Teoria Normativista do Direito do que A Legitimidade de Posições Sociais dada pela Aquisição de Elementos Culturais ( a mãe de quem?), eu agarantcho!

Acredito que minha professora quIridíssima também tenha sua parcela de culpa(talvez a maior) para que esse meu ódio aumente: como é que alguém que não consegue nem pentear seu cabelo pra dar aula(a turma tá pensando em doar uma escova pra ela) quer botar na minha cabeça a importância de se estudar os fatos sociais à luz de Durkheim?

E ela fala de coisas altamente banais da maneira mais rebuscada que se possa imaginar, e ainda quer que nossa cabeça seja tão doida quanto a dela. Me poupe, os caras. Mas eu não tenho saco pra isso, não. Juro que eu até me esforço, mas talvez meus dois neurônios (Arnaldo e Astolfo) não sejam bons o suficiente pra compreender o que se passa ao meu redor.

Ou talvez os sociólogos devessem rever sua forma de colocar suas questões, pra que esse mundinho em que a gente vive possa parecer menos distante da nossa compreensão.
Dou um real pra quem conseguir me explicar um tal de processo de dominação simbólica de Bourdieu! Quem se habilita?

4 comentários:

Bruna disse...

A sociologia é uma coisa tão linda, que nunca resolveu nada os problemas do país.
Meu pai estuda sociologia, e a unica coisa que a faculdade fez pra ele, foi deixá-lo tam-tam dos miolos.
Já experimentou semiótica?
^^
você vai amar sociologia quando conhecer a semiótica.
:D

KarinaK disse...

noosssaaa
eu só vi uma pequena parte da sociologia, no Ensino Médio... e para NUNCA MAIS!
ohh coisinha mais inútil...
é quase tão ruim qt filosofia...
naum curtia nenhuma das duas matérias...

ah! adorei o nome dos teus dois neurônios.
AHAUHAUAHAUAHUAHAUAHUAHAUAHAUAHAU

O Poeta disse...

Minhas caras amigas, (em reposta ao desaforo), faço Sociologia e estou quase para me formar. Quero expressar meus pêsames por vocês, pois a intelectualidade é para poucos. Para se chegar ao grau de abstração que chegamos é necessários que coloquemos nossas cabeças para funcinar.hehehehehe

brincadeira....mas fiquei triste com a colocação da Sociologia como coisa inútil.
Só para lembrar, o pai da Bruna estuda comigo....hehehehe....e eu não estou tam-tam dos miolos não!!!!

A Sociologia é fácil, mas você tem razão quando afirma que o vocabulário é um tanto debuscado...Entretanto, quero lhe informar uma coisa: ela não é responsável é resolver os problemas sociais, ela é apenas responsável em identificá-los. Mas existe também a Sociologia aplicada... e esta sim, trata dos problemas na prática...

um beijo para você e boa sorte com as aulas....

visite meu blog:www.diariofeudal.zip.net

Brescia Magalhães disse...

miséria!!
um real???
meu pai tava dando tres pra lavar o carro...
e a bruna com essa mania de semiótica...
afff... certo tão os hippies! num sei pq ainda teimo!

SAC

Colaborem, critiquem, chorem, briguem, manguem, só não ofendam!
-----------------------> vidapedemanga@gmail.com <-----------------------