quarta-feira, julho 18, 2007

Lástima

Terça-feira, 17 de julho, passava das19 hrs. Tava me arrumando no quarto, Tv ligada, quando ouço o Plantão da Globo. Penso comigo: "essa musiquinha só me lembra coisa ruim", mas ainda tento colocar na cabeça que o plantão era pra dar alguma noticia boa do Pan. Engano meu. William Bonner noticiava que um hangar da Tam, no Aeroporto de Congonhas pegava fogo, e havia uma aeronave perto, mas não havia motivo para pânico, o avião estava vazio e o hangar também. Mal sabiamos nós que estávamos à ponto de conhecer o pior acontecimento da história da aviação brasileira.

Me tranquilizei e cochilei no colo da minha mãe, enquanto todos continuavam assistindo Tv e esperando mais noticias, apesar de até o momento elas estarem bem confusas. Pouco tempo depois ao acordar recebo a noticia real e trágica. O vôo 3054 da Tam com 176 passageiros não consegue pousar em Congonhas, derrapa, atravessa a Av. Washington Luis e ironicamente se choca com um prédio da mesma Companhia no outro lado da pista. Na hora que eu ouvi, meu coração ficou apertado e meus olhos cheios de lágrimas, apesar de tá a mais de 3 mil km de distância de São Paulo ou Porto Alegre e muito menos conhecer alguém daquele vôo, não sei bem o porque mas me senti muito próxima ao acidente. E chorei.

10 meses depois da tragédia como avião da Gol - tempo muito curto pra se recuperar- surge mais um para abalar a rotina e a vida de milhares brasileiros que direta ou indiretamente estão ligados à todas aquelas vítimas. Hoje já se sabe que no vôo haviam 186 pessoas, fora os que estavam no prédio. Muitas vidas que sucumbiram em um calor de 1000 ºC.

É desesperador, difícil de entender e quase impossível se conformar. Nessa hora só podemos pedir a Deus que conforte o coração de cada um desses parentes, e que se investigue as reais causas desses acidente, pra que não seja mais um em meio a tantos. Eu poderia falar mil coisas aqui mas até eu, que não tenho nada - a não ser o sentimento humano- que me ligue à esse acidente, fico sem palavras para descrevê-lo. Perplexidade, desespero, desolamento, aflição, perda, dor, são algumas palavras que nesse momento podem substituir à palavra mais forte e mais difícil de aceitar: TRAGÉDIA.

2 comentários:

KarinaK disse...

oieee... adorei sua visita no Vida Mágica.
Achei seu blog ultra-interessante então devo passar a frequentá-lo... e já o adicionei nos links do meu blog, blz?!
Ah! Também gostei muito do teu texto... vc escreve bem pakas... cheguei a ficar arrepiada... e realmente é uma pura tragédia o que aconteceu.
Um abraço de uma habitante TBM não mto normal 'dessa terra que "tem palmeiras onde canta o sabiá".'
PS: adorei essa "sua" pqna descrição para o teu blog... HEHEHEHE

O Poeta disse...

BOm, como seu próprio blog diz: "a vida é um pé de manga, um dia eu mango e outro dia tu manga". Em outras palavras, temos que lembrar que alguém está lucrando com isso apesar de todos estarem chorando.....

só lembrando, eu comovi...
bjos

add meu blog no seu.

www.diariofeudal.zip.net

SAC

Colaborem, critiquem, chorem, briguem, manguem, só não ofendam!
-----------------------> vidapedemanga@gmail.com <-----------------------